sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pitágoras e o Pitagorismo



Pitágoras cunhado em moeda.

Pitágoras de Samos em grego: Πυθαγόρας Σάμιος, ou apenas Pitágoras, filósofo e matemático grego creditado como o fundador do movimento chamado Pitagorismo.
Nascido em Samos (em grego: Σάμος) é uma ilha grega no leste do mar Egeu, separada pelo estreito de Mícala por apenas uma milha (1,6 km) de largura de Anatólia (hoje Turquia).
Filho de Mnesarchus, um mercador de Tiro, e de Pythais, uma nativa de Samos.
Nasceu em 569 a.C. e faleceu aproximadamente em 475 a.C..
Acompanhou o pai mercador em suas viagens pelo então mundo conhecido pelo mundo grego, e em torno do Mar Mediterrâneo, e segundo alguns a caravana de Mnesarchus chegou até a Índia
Recebeu uma educação de alto nível, pois tocava Lira, recitava poesias (especialmente Homero e seus os poemas épicos Ilíada e Odisseia), e 3 filósofos foram seus mestres, a saber Tales de Mileto, considerado o “ pai da filosofia”, e Anaximandro de Mileto, discípulo de Tales e continuador de sua obra, e Ferécides de Siro, um filósofo grego pré-socrático.
Como tinha grande interesse em matemática, astronomia, foi aconselhado a ir para o Egito, não como um diletante filho de mercador, mas, como estudioso desses assuntos.
Aliás, Anaximandro de Mileto foi que burilou, com seu conhecimento adquirido com Tales de Mileto, sobre geometria e cosmologia.
Inaugurou assim o período de viagens de Pitágoras tendo como objetivo ‘beber na fonte dos conhecimentos, visitando a Arábia, Fenícia, Babilônia e inclusive a Índia”.
Estando no Egito, viu a invasão dele por Cambises II, Xá da Pérsia, que o levou prisioneiro para a Babilônia, onde entrou em contato com os Grande Magos locais, que o instruíram nos “ritos sagrados’ e nos “ cultos misteriosos dos deuses”.
Com a morte do Xá da Pérsia, consegue ser libertado, e vai se estabelecer no sul da Itália, em Crotone, em grego: Κρότων; em latim: Crotona, a beira do mar Jónico, perto da foz do rio Esaro, hoje na Calábria.  
Em Crotone “ adota novos costumes como o de não usar roupas feitas de peles de animais, se torna vegetariano, e fica obcecado pela “ pureza”.
Pitágoras se tornara um fiel dos cultos egípcios, e os sacerdotes destes tem grande influência na formação de seus pensamentos, em suas conclusões.
Era um grego com forte influência egípcia, afinal aprendera geometria com os egípcios, e mais, aumentou os seus conhecimentos, inicialmente adquiridos com Tales e Anaximandro de Mileto, da matemática.
De Crotone, Pitágoras viaja pelas cidades gregas.
Se torna um homem de grande cultura, e em Crotone funda uma ‘escola’ de filosofia e religião.
Alcança a fama e seus discípulos são chamados de “ matematikoi”- matemáticos.
O local de sua morte é incerto, mas segundo alguns estudiosos, em 508 a.C., a Sociedade Pitagórica de Crotone foi violentamente atacada, e o Mestre fugiu para Metaponto, hoje município italiano de Bernalda na província de Matera, lugar onde terminaria seus dias, pois, foi aí que morreu de fome.
Existe outras versões, mas isso não importa para o nosso trabalho atual.
Como eu disse no início a Pitágoras é atribuído o Pitagorismo.
Pitagorismo é um movimento filosófico / religioso iniciado por Pitágoras, é a razão pela qual recebeu esse nome, e seus seguidores foram chamados de pitagóricos.
Esses membros da ‘escola” de Pitágoras, cujo O símbolo era o pentagrama, uma estrela de cinco pontas, eram astrólogos, músicos, matemáticos e filósofos, e cuja crença mais importante foi a de que todas as coisas são essencialmente números.

O pentagrama
o símbolo da Escola Pitagórica.

Este movimento descoberto números irracionais, 3, mas exigiu que os seus seguidores a manter em segredo.
O pentagrama (estrela de cinco pontas) foi um símbolo religioso importante utilizado pelos pitagóricos, que o chamou de "saúde"
Assim para eles “ Tudo é número, o número como uma explicação da realidade”.
O “Pitagorismo” influencio o “Platonismo”.

Assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário