sexta-feira, 17 de junho de 2016

Dialética

O primeiro estágio do platonismo compreende “ O Período Socrático”.
Sócrates influenciou por demais a seu pupilo Platão, principalmente no que tange as “ questões éticas”. 
São dessa época os diálogos, frutos do desenvolvimento da dialética, em grego dialektiké, criada por Sócrates, ou seja, “a arte do diálogo, de debater, a arte de persuadir e raciocinar”.
“ Desta forma a dialética ajudaria no objetivo principal da filosofia segundo Platão, que é atingir o verdadeiro conhecimento, assim Platão a definia como sendo um excelente método de aproximar as ideias singulares de um mundo plural e trazer movimento para a imobilidade, classificada por ele como a arte de questionar e responder”.
                         Fonte: https://www.significadosbr.com.br/dialetica
Destaco que m sua Dialética “Sócrates aplicava o conceito de dialética em duas fases, sendo a primeira delas a ironia, onde ele argumentava de forma irônica determinada ideia, expondo as suas falhas e na segunda fase chamada por ele de maiêutica atuava de forma a “parir” as ideias a partir dos conceitos iniciais gerados da ironia gerando um pensamento mais consistente na dialética”.
                         Fonte: https://www.significadosbr.com.br/dialetica
“ No campo da filosofia a dialética é muito dominante, sendo o método amplamente debatido por diversos filósofos ao longo da história como Aristóteles, Sócrates, Hegel, Platão, Marx, entre outros. Alguns deles classificavam a dialética como a filosofia em si, uma vez que ela gera discussão acerca de vários temas procurando diversas formas de debatê-lo. A dialética na filosofia pode ser definida como uma forma de alcançar respostas através da contraposição e ao mesmo tempo da reorganização das ideias”.
                        Fonte: https://www.significadosbr.com.br/dialetica
“ Foi por meio do filósofo Hegel que a dialética passou a ser mais conhecida, principalmente por seu método de aplicação da tese, antítese e síntese. Em sua dialética - Dialética Hegeliana - o filósofo Hegel classifica a dialética como um sistema filosófico onde a ideia tem movimento a ponto de se contrapor e em determinado momento voltar de forma mais elaborada ao ponto inicial. Segundo Hegel a história humana e a dialética têm muito em comum, uma vez que ela se compõe basicamente de três fases: TESE, ANTÍTESE e SÍNTESE”
“A TESE seria a ideia apresentada, a ANTÍTESE seria o seu movimento na contraposição da ideia e a SÍNTESE seria o movimento de conclusão a partir das duas fases iniciais tornando a ideia mais consistente”.
                        Fonte: https://www.significadosbr.com.br/dialetica


Nenhum comentário:

Postar um comentário