sexta-feira, 17 de junho de 2016

Conhecendo Platão e sua Academia

A Escola de Atenas


Platão, em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn, que quer dizer "amplo", foi um filosofo nascido em Atenas entre 428 a 423 a. C. (antes de Cristo) e morreu na mesma cidade em algum dia entre 348 a 347 a. C.
Nessa Atenas da Grécia Clássica, ou Antiga – período que abrange desde 1 100 a.C. (período posterior à invasão dórica a Grécia) até à dominação romana em 146 a.C., e que abrangia não só a atual Grécia, como, também, os territórios da Ilha de Chipre, Anatólia (Turquia asiática, mais Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Irã, Iraque e Síria) , sul da Itália e da França, as terras a beira do Mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egito, era um verdadeiro Império que levou cultura a todo o Mundo Tenebroso.  
Nessa Atenas Clássica, Platão fundou a Academia, grego antigo: καδημία - Academia de Platão, também, chamada de Academia Platônica, Academia de Atenas ou Academia Antiga, cujo representação foi magnificamente pintada por Rafael Sanzio, entre 1509 e 1510, em um afresco no Palácio Apostólico, Vaticano, denominado A Escola de Atenas.

Rafael Sanzio (em italiano: Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino. Junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento

A Academia foi instalada em um campo, dedicado a deusa da sabedoria Athenas, nos subúrbios de Atenas, perto do túmulo do herói mitológico Academus, grego antigo κάδημος / Akademos  (  que mostrou aos irmãos de Helena (a Castor e a Pollux), onde ela estava raptada por Teseu, quando eles se deslocaram à cidade de Atenas para resgata-la, Ver Guerra de Troia)  em torno do ano 387 a. C., e só “ foi fechada quase cinco séculos depois que os romanos conquistaram a cidade de Atenas, no ano 86 a. C.”.
O “ aluno mais famoso de Platão foi Aristóteles, mas, em seguida, ele abriu seu próprio centro de treinamento, o Lyceum, Liceu, entre outros como Heraclides de Pontus (astrônomo e seguidor das teorias de Pitágoras) , Eudoxo de Cnido um filósofo , astrônomo , matemático e médico) , Speusippus ( sobrinho e sucessor de Platão, um importante conhecer das doutrinas não escritas de  Platão), Xenocrates da Calcedônia ( sucessor de Speusippu na direção da Academia, filosofo, que recebeu de Alexandre, Magno, cinquenta talentos como estimulo para a “ escola”), etc..
Na Velha Academia (existiram como refundação 4 Academias com orientação pedagogia diversas), Platão construiu um santuário de Athena, altares diversos, ginásio, salas de aula e casas e uma grande biblioteca, e uma estátua de Apolo, mestre das Musas, na mitologia grega, eram entidades a quem era atribuída a capacidade de inspirar a criação artística ou científica, pois as nove filhas de Mnemosine, deusa da memória, (uma titânide, filha de Urano e Gaia), e Zeus, eram:
1-    Calíope — Poesia Épica
2-    Clio — História
3-    Erato — Poesia Romântica
4-    Euterpe — Música
5-    Melpômene — Tragédia
6-    Polímnia — Hinos
7-    Terpsícore — Danças
8-    Tália — Comédia
9-    Urânia — Astronomia
Daí que algumas pessoas consideram que o local era dedicado ao culto das Musas e não a Athena, a deusa da sabedoria, porém devemos acreditar que os cultos se misturavam, ou seja, tanto Athena quanto as Musas eram cultuadas.
As atividades consistem em pesquisa (apesar de Platão debochar dos pesquisadores), educação, atividades culturais, e exercícios de ginástica, sendo que os estrangeiros eram frequentemente convidados a partilhar os seus conhecimentos.
Durante 40 anos Platão ensinou na Academia (para os iniciantes) bem como tratava dos assuntos internos, ou seja, da administração da “ escola”.
Academia de Platão é principalmente uma organização que reunia um número x de pessoas visando o conhecimento.
Como a maioria dos alunos eram oriundos de famílias abastadas eles se sustentavam, contudo, os alunos pobres deveriam trabalhar e prestar algum tipo de serviço a Academia.  
Mais, todavia, os ensinamentos eram dados de graça.
A consagrada forma de pederastia grega, quando os mais velhos cuidam dos aspectos educacionais do mais jovens era usada (ver Pederastia na Idade Imperial - Sobre o Amor de Adriano e Antínoo, de Royston Lambert), e  Diógenes Laércio, em grego: Διογένης Λαέρτιος; transl.: Dioguénes Laértios, suas datas são * 200 - +250, historiador e biógrafo dos antigos filósofos grego em “Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres”, em 10 Volumes,  fala somente de duas mulheres estudando nela em tempos de Platão.
Não havia uma sistematização do ensino, todo conhecimento era transmitido livremente e de acordo com o momento, e eram estudadas a matérias: Matemática, musica, astronomia, dialética e filosofia.


Athena (no grego ático: Αθηνά, transl. Athēnā ou Aθηναία, Athēnaia; ver seção Nome), também conhecida como Palas Athena (Παλλάς Αθηνά) é, na mitologia grega, a deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário