sexta-feira, 17 de junho de 2016

Metafisica

A Metafisica:
Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.
O termo “metafísica” foi consagrado por Andrônico de Rodes a partir da ordenação dos livros aristotélicos referidos à ciência dos primeiros princípios e primeiras causas do ser.
Para Aristóteles a metafísica é, simultaneamente, ontologia, filosofia e teologia, na medida em que se ocupa do ser supremo dentro da hierarquia dos seres. Neste sentido, foi recolhida pela filosofia tradicional até Kant, que se interrogou sobre a possibilidade da metafísica como ciência.
A interpretação da metafísica como estudo do "sobrenatural" é de origem neoplatônica. A tradição escolástica identificou o objeto de estudo da metafísica com o da teologia, ainda que tenha distinguido as duas pelos métodos usados: para explicar Deus, a metafísica recorre à razão e a teologia à revelação.
Na Idade Moderna, ocorre uma clara separação entre a concepção aristotélica e a neoplatônica: a metafísica como ontologia se converte em teoria das categorias, teoria do conhecimento e teoria da ciência (epistemologia); como ciência do transcendental, se converte em teoria da religião e das concepções do mundo.
No século XVIII a metafísica era considerada equivalente a uma explicação racional da realidade e no século XIX à pura especulação perante o caráter positivo das ciências. A partir de Heidegger e Jaspers, os pensadores interessados na problemática do ser se esforçaram por elaborar uma noção de metafísica factível e atual.
A obra A Fundamentação da Metafísica dos Costumes, da autoria de Kant (um importante nome no estudo da metafísica) aborda a problemática da moralidade humana.
                         Fonte: http://www.significados.com.br/metafisica/

O professor Gilberto Miranda Junior em Filosofando na Penumbra
 (Sob os auspícios do Deus que Dança...) assim fala de “ Platão como Pioneiro da Metafísica”:
Sócrates, mentor, mestre e amigo de Platão tem influência determinante na forma de pensar de seu discípulo, culminando no desenrolar de toda sua filosofia a partir da perda inestimável que sofreu com sua condenação em Atenas no ano 399 a.C. Platão dedica-se então boa parte de sua energia a reproduzir os ensinamentos de Sócrates através de diálogos onde ele discute a natureza do homem e da sociedade, sua função, fundamento e seu papel no mundo.

Embora haja controvérsias entre estudiosos quanto a delimitar onde Platão descreve os ensinamentos de Sócrates de forma fiel e onde ele começa a elaborar sua própria forma de pensar, há de se julgar que houve um momento em que Platão (sem abandonar o que Sócrates lhe ensinou) amplia e estabelece um sistema próprio, elaborando a sua própria Filosofia. Platão estudou e acompanhou Sócrates por dez anos. Tinha vinte e oito anos quando este morreu e continuou escrevendo até os oitenta anos”.

“Platão se circunscreve como pioneiro da Metafísica, embora tenha sido Aristóteles a sistematizá-la como área específica na Filosofia e desenvolvido uma Metafísica própria, partindo, inclusive, do próprio Platão”.

“Na Teoria das Formas ou das Ideias, considerada como pensamento e elaboração própria de Platão (mesmo a partir dos ensinamentos de Sócrates), marca o início da Metafísica Clássica, onde procura estabelecer os critérios pelos quais as coisas podem ser consideradas válidas de fato; tendo como pano de fundo uma teoria sobre a natureza dos conceitos e das definições a serem obtido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário