sexta-feira, 17 de junho de 2016

Palavras Finais

Para terminar lembrando que esse trabalho é para dar conhecimento aos principiantes sobre Platão, que junto com Sócrates e Aristóteles forma o Trio dos antigos filósofos gregos “ tidos como responsáveis pelas bases da filosofia ocidental”, transcrevo alguns dados biográficos:
“ A data exata do nascimento de Platão não é conhecida, mas estima-se que ele nasceu entre 428 e 427 a.C.., e de acordo Neantes de Cizicus, ele morreu aos 84 anos”.
Pouco se sabe sobre a juventude de Platão, somente que pertencia a uma das famílias mais ricas e politicamente ativas de Atenas.
Platão é descrito como um rapaz brilhante que se sobressaiu em seus estudos, estudos esses que seu pai providenciou para dar a seu filho uma boa educação, daí se acredita que ele tenha sido instruído em gramática, música, ginástica e filosofia pelos mais distintos mestres do seu tempo.
Lúcio Apuleio, em latim: Lucius Apuleius, escritor e filósofo médio platônico romano, nascido em Madaura, na atual Argélia, em 125 d. C., e falecido em Cartago no ano de 170 d.C., portanto no século II de nossa era, afirmou que Platão era admirado pela velocidade de seu e por sua modéstia como um rapaz a quem "os primeiros frutos da juventude trouxeram o trabalho árduo e o amor pelos estudos".
“Posteriormente o próprio Platão caracterizou como presentes da natureza a facilidade para aprender, a memória, a sagacidade, a velocidade de apreensão e seu corolário, o espírito jovem e magnanimidade de alma” – em  Platon de Ulrich von Wilamowitz-Moellendorff. (Enno Friedrich Wichard Ulrich von Wilamowitz-Moellendorff (Markowice, na Cujávia, Província de Posen em 22 de dezembro de 1848 - Berlim, 25 de setembro de 1931) foi um filólogo clássico alemão)
E é com modéstia que eu apresento esse singelo e despretensioso trabalho.

São Paulo 17 de junho de 2016.
Jorge Eduardo de Almeida Fontes Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário