sábado, 18 de junho de 2016

Como podemos conciliar a Ética, a Moral e a Fé cristã?



A-   Ética - A palavra vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter".
Princípios universais, ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos.
Diferencia-se da “ MORAL”, pois, enquanto está se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela RAZÃO.
Substantivo feminino
1 - Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
2. – Por extensão: conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
Significado de Ética - http://www.dicio.com.br/etica/
s.f. Segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais.
P.ext. Reunião das normas de valor moral presentes numa pessoa, sociedade ou grupo social: ética parlamentar; ética médica.
(Etimologia: do latim: ethica/ pelo grego: éthikós)
B-   Moral – A palavra deriva do latim mores, "relativo aos costumes". "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada", ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.
Adjetivo de dois gêneros
1 - Concernente a ou próprio da moral.
2 - Pertencente ao domínio do espírito do homem.
Significado de Moral - http://www.dicio.com.br/moral/
s.f. Preceitos e regras que governam as ações dos indivíduos, segundo a justiça e a equidade natural; as leis da honestidade e do pudor; a moralidade.
Informal. Qualidade do que se impõe, que influência ou exerce certa soberania sobre outrem: o jogador tinha moral com o restante do time.
Filosofia. A parte da filosofia que trata dos costumes, dos deveres e do modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes.
adj. Que está de acordo com os bons costumes; que explica, disciplina, ensina.
Que é próprio para favorecer os bons costumes.
Refere-se às regras de conduta; relativo ao âmbito do espírito humano.
Que significa um comportamento delimitado por regras fixadas por um grupo social específico.
Relativo ao espírito intelectual em oposição ao físico, ao material.
s.m. Estado de espírito; disposição de ânimo.
(Etimologia: do latim: moralis)
C-   Fé – A palavra vem do Latim fide. É a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão.
Substantivo feminino
1 – Religião: no catolicismo, a primeira das três virtudes teologais.
2 - Sistema de crenças religiosas; religião. Exemplo: "fé cristã"
Significado de Fé
s.f. Crença; convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade.
Religião; maneira através da qual são organizadas as crenças religiosas, como vemos na Carta aos Hebreus, Capítulo 11, versículo 1: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. (Bíblia versão João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada).
Crédito; excesso de confiança depositado em: uma pessoa merecedora de fé.
Catolicismo. A primeira das três virtudes próprias da teologia: fé, esperança e caridade.
Afirmação; comprovação de uma situação: sua opinião demonstrava sua fé.
Acordo firmado através de palavras em que se deve manter o compromisso feito: quebrou a fé que tinha à chefe.
Jurídico. Crédito atribuído a um documento, através do qual se firma um acordo, ocasionando com isso a sua própria veracidade.
(Etimologia: do latim: fides)
Como podemos então conciliar a Ética, fatos gerados pela Razão, pela racionalização fria e calculista, com a Fé Cristã, que não é racional, que é baseada na esperança de coisas e fatos que não se veem, mas que o fiel, ou fieis, acredita que se consolidarão, se materializarão, que ganharão vida, em uma atitude que para a maioria das criaturas é irracional?
Como podemos então conciliar a Moral, costume que muitas vezes não são cristãos, mas são bons para as criaturas, com a Fé Cristã que tem regras fixas de conduta, todas baseadas em preceitos bíblicos, não esquecendo que a Bíblia É a Palavra de Deus, explicitados nas Sagradas Escrituras?
Como podemos conciliar os três? 
Como podemos conciliar a Ética, a Moral e a Fé cristã?

É a pergunta que faço, e a qual buscarei incessantemente a resposta? 

Jorge Eduardo Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário