quarta-feira, 14 de junho de 2017

Giacomo Leopardi um filósofo autor: Jorge Eduardo Garcia

Conde Giacomo Leopardi 

Conde Giacomo Leopardi (de batismo Giacomo Taldegardo Francesco di Sales Saverio Pietro Leopardi), foi um poeta, filósofo, escritor, filólogo e linguista italiano.
Nasceu em Recanati, Estados Papais, em 29 de junho de 1798
 Recanati hoje é Recanati uma cidade e comuna na província de Macerata, na região de Marche, na Itália.
Faleceu em Nápoles, então Reino das Duas Sicilias, em 14 de junho de 1837, com 38 anos.
Filiação:
Pai: Conde Monaldo Leopardi (* Recanati, 16 de agosto de 1776 -+ Recanati, 30 de abril de 1847, sepultado na chiesa di Santa Maria in Varano a Recanati) de família nobre, filósofo, político e escritor, notável como um dos principais intelectuais italianos, filho primogênito do Conde Giacomo Leopardi e de Virginia dei Marchesi Mosca.
“ Monaldo foi vereador aos dezoito anos, governador da cidade em 1798, chefe da administração de alimentos de 1800 a 1801. Permaneceu leal ao Papa no período da ocupação francesa. Em 1797 ele trabalhou para manter a população tranquila frente a ocupação pelas forças dos revolucionários franceses.  De acordo com seus princípios morais e religiosos, se recusou a assumir um cargo público durante a República Romana (Republica irmã da República Francesa de 1798-1799) e no Reino napoleônico da Itália (1805-1814). Foi um dos principais apoiantes do antigo regime no período da Restauração. Sua visão legalista e aristocrática é expressa tanto em ''Autobiografia’, e nos vários ensaios publicados em “ La Voce della Ragione”, em Roma. ”
Mãe: Adelaide Antici Leopardi (* Recanati, 10 de outubro de 1778 - + Recanati, 2 de agosto de 1857), filha do Marquês Filippo Antici e da nobildonna Teresa Montani da Pesaro. Notável amestradora de bens, o que possibilitou a seu marido a se dedicar a literatura.
Giacomo Leopardi, como seu pai, possuía uma vastíssima cultura intelectual.
Giacomo Leopardi é considerado o maior poeta italiano do século XIX e uma das figuras mais importantes da literatura mundial, bem como uma das principais do romantismo literário.
 A profundidade da sua reflexão sobre a existência e a condição humana - sensualista e inspiração materialista - também faz um filósofo espessura considerável.
A extraordinária qualidade lírica de sua poesia fez dele um expoente no mundo literário e cultural europeu e internacional, com repercussões que vão muito além do seu tempo.
Foi inicialmente um defensor do classicismo, inspirado nas obras antiguidade greco-romana, baseado nas leituras e traduções que realizou de Mosco di Siracusa, Lucretius, Epictetus, entre outros.
Entretanto, acabou se entregando ao Romantismo após a leitura das Obras dos poetas românticos europeus, tais como Byron (The Right Honourable George Gordon Byron, 6th Baron Byron, FRS), como Shelley (Percy Bysshe Shelley, poeta inglês), como Chateaubriand (François-René, vicomte de Chateaubriand, escritor francês), como Ugo Foscolo (poeta e escritor italiano).
Tornou-se um de seus principais expoentes, mas repudiava sempre ser classificado como romântico.
Sua posição materialista - derivada principalmente do Iluminismo, “ um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval” -  sofre, também, influencias das leituras das obras dos filósofos como Paul-Henri Thiry, Barão d’Holbach, em alemão Paul Heinrich Dietrich von Holbach, como conde Pietro Verri, como Étienne Bonnot de Condillac, Abade de Mureau.
Adepto do Pessimismo - em um sentido genérico atitude de amor que tende a enfatizar os aspectos negativos de uma experiência de realidade caracteriza-se por " infelicidade e dor – já que seu “ pensamento e a poesia são caracterizados por pessimismo, mas que mais tarde evoluiu para um sistema filosófico e poético “, contudo, segundo algum seu “ pessimismo” se devia aos efeitos de uma doença grave que o afligia.
O debate sobre a obra de Giacomo Leopardi, a partir do século XX, especialmente em relação ao pensamento existencialista, levou a um aprofundamento e uma notável análise filosófica do conteúdo e significado de suas letras.
Com esse melhor conhecimento, e interpretação, da obra de Giacomo Leopardi, ele entrou para o círculo restrito do qual fazem parte Arthur Schopenhauer (* Reino da Prússia, Gdansk ( hoje Polônia) , 22 de fevereiro de 1788 - + Reino da Prússia, Frankfurt am Main,  21 de setembro de 1860 ), filósofo alemão , um dos maiores pensadores do século XIX, Søren Aabye Kierkegaard ( * Reino da  Dinamarca, Copenhagen, 5 de maio de 1813 – + Reino da Dinamarca ,Copenhagen , 11 de novembro de 1855, escritor , teólogo protestante, filósofo, cujo trabalho é considerado uma forma primitiva de existencialismo, Friedrich Wilhelm Nietzsche ( * Reino da Prússia, em Röcken , hoje um vilarejo no distrito de Weißenfels, estado de Saxônia-Anhalt, na Alemanha, no dia 15 de outubro de 1844 - + Weimar, Império Alemão, 25 de agosto de 1900), filósofo alemão,  crítico cultural , poeta , filólogo, estudioso grego e da língua latina, sendo o último a entrar nesse grupo Franz Kafka ( Franz "Anshel" Kafka) de origem judaica, (* (Praga, Império Austro-Húngaro, atual República Tcheca, 3 de julho de 1883 — + Klosterneuburg, República Austríaca, atual Áustria, 3 de junho de 1924), “ escritor de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. A maior parte de sua obra, como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.”.
O conde Giacomo Leopardi , nascido  Giacomo Taldegardo Francesco di Vendas Saverio Pietro Leopardi, foi atingido por alguns sérios problemas físicos, como a  escoliose que é uma deformidade em curva da coluna vertebral, sofreu do Mal de Pott (ou doença de Pott ou tuberculose vertebral) uma forma de apresentação de tuberculose extrapulmonar, onde a coluna vertebral é afetada) e, também, como não podia deixar de ser ante tanto sofrimento de doenças psicológicas, e essas “doenças, levaram a Leopardi a investigar as causas do sofrimento humano e o sentido da vida a partir de uma nova perspectiva”.


Antonio Ranieri, tra gli anni '40 e '60

Antonio Ranieri, (* Reino de Nápoles e Sicilia, Estado cliente do Império Francês de 1806 até 1815, sendo monarca José Bonaparte, no dia 8 de setembro de 1806 - + Porches, hoje uma comuna italiana da região da Campania, província de Nápoles, em 4 de Janeiro de 1888 ), um patriota, historiador, escritor , político, professor de filosofia da história na Universidade de Nápoles –“famoso graças a sua amizade com o poeta Giacomo Leopardi”- Senador do Reino da Itália na XV Legislatura XV ( de 22  de novembro de  1882 até  27 de abril de 1886, sendo Soberano Umberto I, de Casa Savoia, segundo Rei da Itália Unificada).
“Antonio Ranieri conheceu Conde Giacomo Leopardi em junho de 1828, e passaram viver juntos de 1830 a interrupção de um ano, até a morte prematura de Leopardi, em um apartamento em Florença.  Mudaram-se para Roma. A seguir para a Casa Ranieri em Nápoles. ”
“ Antonio Ranieri manteve viva a memória do Conde Giacomo Leopardi, inclusive escreveu uma pequena biografia, “ um livro que despertou grandes controvérsias por revelações, pois violava a privacidades dos dois amigos, além do que Ranieri declarou, entre outras coisas, que ele tinha mantido o poeta à sua própria custa. ”
Muito feio o fato para quem recebeu do Grande Escritor essa carta:
« Ranieri mio, tu non mi abbandonerai però mai, né ti raffredderai nell'amarmi. Io non voglio che tu ti sacrifichi per me, anzi desidero ardentemente che tu provvegga prima d'ogni cosa al tuo benessere; ma qualunque partito tu pigli, tu disporrai le cose in modo che noi viviamo l'uno per l'altro, o almeno io per te, sola ed ultima mia speranza. Addio, anima mia. Ti stringo al mio cuore, che in ogni evento possibile e non possibile, sarà eternamente tuo”.
 Giacomo Leopardi. Epistolario, Brioschi - Landi, Sansoni 1998, vol. II, pag. 1968.

Tradução livre:
Meu Ranieri, você não vai me abandonar, mas nunca, nem congelar nosso amor. Eu não quero que você se sacrifique para mim, na verdade eu anseio que você cuide antes de tudo de seu bem-estar; mas seja o que você fizer, você disporá as coisas de modo que vivamos um para o outro, ou pelo menos eu faço de você, minha esperança única e última. Adeus, minha alma. Eu entrego o meu coração, que, de qualquer forma possível e não for possível, você terá eternamente   
Muito doente, o Conde Giacomo Taldegardo Francesco di Sales Saverio Pietro Leopardi, o famoso escritor e pensador Giacomo Leopardi, morreu em Nápoles nos braços de Antonio Ranieri, na presença de Paolina Ranieri, irmã de Antonio.
A causa, segundo alguns, foi “ pericardite aguda, resultando em falha ou insuficiência cardiorrespiratória devido à doença cardíaca pulmonar e miocardiopatia - que literalmente quer dizer doença do músculo do coração é a deterioração da função do miocárdio por alguma razão. Pessoas com miocardiopatia estão sempre sofrendo o risco de uma arritmia ou morte cardíaca súbita ou ambos”.

E assim se conta uma história.

Jorge Eduardo


São Paulo, 14 de junho de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário