quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ATITUDE

Antes de falarmos de atitude tenho que me reportar ao que eu escrevi sobre a Essência, do latim essentia e que indica a natureza, substância ou característica essencial de uma Criatura ou de uma coisa:

Significado de Essência: s.f.
Diz-se da ou a própria existência; o que constitui a natureza de um ser, de uma coisa: essência divina.
Característica expressa em seu mais alto nível.
[Filosofia] Platonismo. O ser autêntico, percebido a partir do espírito que se sobrepõe às percepções sensoriais, tornando-se habilitado para refletir sobre a imutabilidade de alguns aspectos da própria realidade.
[Filosofia] Aristotelismo. A reunião das características comuns que definem a natureza intrínseca de cada ser.

Meus Caros:
A Criatura cresce, lhe são ensinados os Valores Morais da Sociedade em que nasceu, estuda, adquiri o estabelecido pelo Senso Comum, racionaliza, casa ou fica solteira, tem filhos ou não, divorcia ou não, engorda ou não, faz plástica ou não, fica velha, fica viúva, mas a sua essência não muda.
Sua natureza intrínseca continua a mesma que se percebe, ou se conhece, no início de sua existência.
Atitudes tomada no decorrer da vida expressam sua característica, o que se encontra em seu âmago, em mais alto nível.
As ATITUDES de uma Criatura Cidadã estão intrinsicamente ligadas à sua ESSÊNCIA
Foram ensinados a Criatura Cidadã os Valores Morais, ela adquiriu o Senso Comum, mas em determinada circunstancias da vida, de sua existência, afloram, querendo ela ou não, a sua Essência, a sua Natureza.
Hoje com a tecnologia das fotos, principalmente através das famosas selfies, fica per se stante revelada a razão da própria existência do fotografado, já que elas, as selfies, expõem de forma nua e crua a natureza da Criatura.
Assim, repito, a Criatura na maturidade continua demostrando ter a mesma essência já reconhecidas na infância e na adolescência. 
E essa é uma matéria para reflexão.
JE
 http://trespplataoparaprincipiantes.blogspot.com.br/2016/08/a-criatura-e-sua-essencia.html

As ATITUDES de uma Criatura Cidadã estão intrinsicamente ligadas à sua ESSÊNCIA.
As ATITUDES de uma Criatura Cidadã estão intrinsicamente ligadas ao ÂMAGO DE SEU SER.
Foram ensinados a Criatura Cidadã os Valores Morais, ela adquiriu o Senso Comum, mas em determinada circunstancias da vida, de sua existência, afloram, querendo ela ou não, a sua Essência, a sua Natureza, aquilo que está no Âmago de seu Ser.

Significado de Atitude
s.f.
Maneira de se comportar, agir ou reagir, motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada; comportamento: qual foi a atitude do diretor em relação ao aluno? Demonstrou uma atitude irônica.
Modo que indica a posição do corpo; postura: policiais em atitude de combate.
Objetivo, desejo: atitude de decepcionar alguém.
Comportamento repleto por afetação.
[Por Extensão] Aeronáutica. Circunstância ou disposição de uma aeronave (foguete, míssil, satélite etc.) caracterizada pela elevação do eixo em comparação ao ponto de referência.
(Etm. do italiano: attitude)
Atitude é sinônimo de: posição, postura, objetivo, jeito, desejo, comportamento, gesto, propósito, pose.
http://www.dicio.com.br/atitude/

Simplificando:
Maneira de se comportar, agir ou reagir, motivada por uma disposição interna – âmago do ser -  ou por uma circunstância determinada.
Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento, comportamento esse estabelecido de acordo com a essência da Criatura Cidadã.
Mais que pode ser tomada – ela, a atitude-  de acordo com os Valores Morais, ou Senso Comum, adquirido durante a vida pela Criatura Cidadã. 
Portanto “ atitude é a concretização de uma intenção ou propósito”.
É um ato comportamental.
Com isso quero afirmar que as atitudes podem, também, ser tomadas a partir do conhecimento dos Valores Religiosos, valores esses que podem moldar o Caráter da Criatura Cidadã, mas não pode modificar sua essência.
Essa afirmação se passeia na permanente luta interna travada pela Criatura Cidadã “ sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau” ante o que lhe é mostrado pelos agentes sociais em geral (família, religião, escola, classe social, grupos diversos, meios de comunicação de massas).
Exemplifico:
“ O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira (5/5), equiparar as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. Na prática, a união homoafetiva foi reconhecida como um núcleo familiar como qualquer outro. O reconhecimento de direitos de casais gays foi unânime” - Por Rodrigo Haidar – em 5 de maio de 2011 –
Isso quer dizer que na República Federativa do Brasil é reconhecida “ a união homoafetiva – amor de homem por outro homem, amor de mulher por outra mulher - como um núcleo familiar como qualquer outro”, o outro núcleo familiar era o até então, até essa decisão da Egrégia Corte, composto por um homem (pai), uma mulher (mãe) e filhos.
Acontece que nas Religiões Monoteístas – Judaísmo, Cristianismo, Islamismo- essa União entre pessoas do mesmo sexo é considerada pecado, uma abominação diante do D’us, do Deus Eterno, de Allāh. 
As Religiões Monoteístas consideram como família um núcleo composto de maneira Tradicional, com um homem (pai), uma mulher, no Islã mulheres (mãe), e filhos, então como fica perante a Lei Brasileira um seguidor, um fiel, dessas Religiões?
Se aceita plenamente perante ao seu grupo religiosos é um pecador.
Se não aceita, e se manifesta contra, além de estar infringido a Lei, está sendo preconceituoso, e assim passível de ser processado.
Lembremos que “ o preconceito é um conceito associado à discriminação e as diferenças que existem no mundo, cujos preconceituosos atribuem um juízo de valor sobre determinado aspecto seja a classe social, a cultura, a religião, a etnia, a cor da pele, a preferência sexual, dentre outros”.
E diante dessa circunstância da vida o fiel -a Criatura Cidadã Fiel Religiosa -  tomará a ATITUDE que está mais de acordo com sua ESSÊNCIA, que pode ser totalmente de acordo com os Valores Religiosos da Religião que professa, OU NÃO (aqui entra a Tolerância), pois ela a Criatura Cidadã – o seguidor religioso – estará, em ambos os casos, sempre de acordo com o que passa no ÂMAGO DE SEU SER.
Destaco que “ de acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes, e a Criatura Cidadã pode ter um comportamento Tolerante, reflexo de seu amago ”.
Assim “ muitas vezes, a atitude é associada a um grupo – masculino: atitude de homem, feminino: atitude de mulher, ou mesmo a um gênero- atitude: LGBT, acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros.”.
A atitude de uma Criatura Cidadã é sempre acompanhada, ou revelada, pela Linguagem Corporal - gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos, tiques, etc.
Exemplo:
“Uma postura corporal que expressa agressividade, pode ser um mecanismo de defesa ou forma de intimidação. Esse tipo de atitude é comum nos seres humanos e nos animais ”.
Outro exemplo:
Atitude blasé:
Blasé (ou blasée, na sua forma feminina) é um adjetivo do idioma francês, que classifica a atitude de uma pessoa cética, apática ou indiferente.
Uma Criatura Cidadã pode revelar uma atitude blasé por tédio, por cansaço, por ser esnobe, ou mesmo por ser esse fator predominante em sua natureza, em sua essência imutável.
É bastante comum uma Criatura Cidadã com ar blasé, ou Criatura Cidadã blasé, ser categorizada como arrogante.
Todavia, não podemos qualificar uma Criatura Cidadã simplesmente como blasé porque ela não mostra interesse pelas coisas ao seu redor, por parecer não se importar com a opinião dos outros, por permanecer alheia ou distante de um assunto, sem o conhecimento pleno de sua natureza, sem conhecer o âmago de seu ser, de sua essência imutável.
Mais, ser base é uma atitude que pode ser tomada pela Criatura Cidadã.
Continuemos...
 “Atitude filosófica - Tendo em conta que filosofia é o caminho de quem ama a sabedoria, uma atitude filosófica significa não aceitar algo que é considerado como verdade absoluta sem antes pensar sobre essa determinada "suposta verdade". É ter pensamento crítico e não se basear no senso comum, que muitas vezes pode levar a enganos”.

Assim exposto acredito que todo esse escrito é uma matéria para reflexão.

JEG

São Paulo 30/08/2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário